domingo, 7 de junho de 2020

Dependência Química

A dependência química é definida pela Organização Mundial de saúde (OMS) como um conjunto de fenômenos comportamentais,  cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido  de determinada substância. A dependência química é uma doença crônica e multifatorial.  Isso significa que diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e a frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais. 

É importante que a pessoa com dependência química procure ajuda com profissionais de várias áreas como; médicos clínicos; psiquiatras; psicólogos,  terapeutas ocupacionais e educadores físicos para assegurar o sucesso do tratamento.

A terapia é fundamental para o tratamento de recuperação de dependentes. Ela pode ser individual e/ou de grupo. A intervenção é feita através do uso de técnicas de prevenção da recaída para que a pessoa consiga atingir a abstinência,  e com isso, ser capaz de readaptar-se socialmente. 
Célia Ximenes CRP01-20747.

Nenhum comentário:

Postar um comentário